CENTRAL DE ATENDIMENTO

FONE : (51) 3226-0618
(51) 8446-6001


e-mail: aars@aars.org.br

Ou clique aqui e entre em contato...




REFLEXÃO DIÁRIA - 1 DE FEVEREIRO

ALVO: SANIDADE

"... o Segundo Passo, sutil e gradualmente, começou a se infiltrar em minha vida. Não posso dizer a ocasião e a data em que vim a acreditar num Poder Superior a mim mesmo, mas certamente tenho essa crença agora".


REFLEXÃO DIÁRIA - 2 DE FEVEREIRO

SALVO POR RENDER-SE

É uma característica do chamado alcoólico típico ser egocêntrico e narcisista, ser dominado por sentimentos de onipotência e ter intenção de manter a todo custo sua integridade interior... ... Interiormente o alcoólico não aceita ser controlado pelo homem ou por Deus. Ele, o alcoólico, é e precisa ser - o dono de seu destino. Lutará até o fim para preservar essa posição.


REFLEXÃO DIÁRIA - 3 DE FEVEREIRO

PREENCHENDO UMA LACUNA

Bastava para o caso fazermo-nos uma lacônica pergunta: "Creio agora ou estou disposto a crer, que exista um Poder maior a mim mesmo?" Uma vez que um homem possa responder que crê ou quer acreditar, asseguramos-lhe, enfaticamente que está no caminho certo do êxito.

REFLEXÃO DIÁRIA - 4 DE FEVEREIRO

QUANDO A FÉ ESTÁ PERDIDA

"Às vezes o A.A. é aceito com maior dificuldade pelos que perderam ou rejeitaram a fé do que pelos que nunca a tiveram, pois acham que já experimentaram a fé e esta não lhes serviu. Experimentaram viver com fé e sem fé".
OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES, p. 24

Tão convencido estava de que Deus tinha me abandonado que ao final tornei-me provocador, embora soubesse que não devia agir assim, e mergulhei numa última bebedeira. Minha fé tornou-se amarga e não foi por coincidência.
Aqueles que já tiveram uma grande fé atingem o fundo com mais dificuldade.
Levou tempo para que minha fé reacendesse, mesmo tendo vindo para o A.A. Estava intelectualmente agradecido por sobreviver a queda tão vertiginosa, mas meu coração sentia-se endurecido. Ainda assim, persisti com o programa de A.A.: as alternativas eram muito tristes! Continuei assistindo as reuniões e, aos poucos, minha fé foi ressurgindo.


REFLEXÃO DIÁRIA - 5 DE FEVEREIRO

UMA LIBERTAÇÃO GLORIOSA

"A partir do momento em que desisti de argumentar, comecei a ver e a sentir.
Nesse instante, o Segundo Passo, sutil e gradualmente, começou a se infiltrar em minha vida. Não posso dizer a ocasião e a data em que vim a acreditar num Poder Superior a mim, mas, certamente, tenho esta crença agora. Para adquiri-la bastou-me parar de lutar e praticar o restante do programa de A.A. com o maior entusiasmo de que dispunha".


REFLEXÃO DIÁRIA - 6 DE FEVEREIRO

UM PONTO DE REAGRUPAMENTO

"Portanto, o Segundo Passo é o ponto de reagrupamento para todos nós. Sejamos agnósticos, ateus ou ex-crentes, podemos nos agrupar neste passo".

REFLEXÃO DIÁRIA - 7 DE FEVEREIRO

UM CAMINHO PARA A FÉ

A verdadeira humildade e a mente aberta poderão nos conduzir à fé. Toda reunião de A.A. é uma segurança de que Deus nos levará de volta à sanidade, se soubermos nos relacionar corretamente com Ele. OS DOZE PASSOS E AS DOZE


REFLEXÃO DIÁRIA - 8 DE FEVEREIRO

CONVENCENDO O "MR. HYDE"

Mesmo assim, à medida em que talhávamos esses princípios, a paz e a alegria ainda nos fugiam. É esse o estágio a que muitos de nós AAs veteranos chegamos. E é um lugar crítico, literalmente. Como poderá o nosso inconsciente - do qual ainda jorram tantos dos nossos medos, compulsões e falsas aspirações - ser levado a alinhar-se com o que nós realmente acreditamos, sabemos e queremos? De que maneira convencer nosso tolo, raivoso e oculto "Mr. Hyde" torna-se a nossa principal tarefa.

REFLEXÃO DIÁRIA - 9 DE FEVEREIRO

ALCANÇANDO O "LADO ESPIRITUAL"

Quantas vezes sentamos em reuniões de A.A. e ouvimos o orador declarar:
"Porém, ainda não alcancei o lado espiritual". Antes desta declaração, ele descreveu o milagre da transformação que ocorreu com ele - não somente sua libertação do álcool, mas também uma completa mudança em sua atitude perante a vida e como vivê-la. É aparente para quase todos os demais que ele recebeu uma grande dádiva, "... exceto que ele parece não se aperceber disto ainda!" Nós sabemos muito bem que este questionamento individual, no prazo de seis meses ou um ano nos dirá que ele encontrou a fé em Deus".


REFLEXÃO DIÁRIA - 10 DE FEVEREIRO

EU NÃO DIRIJO O ESPETÁCULO

Quando nos tornamos alcoólicos, abatidos por uma crise auto-imposta que não podíamos adiar ou evitar, tivemos que encarar, sem medo, a proposição de que Deus é tudo ou nada. Deus existe ou não existe Qual seria a nossa opção?


REFLEXÃO DIÁRIA - 11 DE FEVEREIRO

OS LIMITES DA AUTO-CONFIANÇA

Perguntamo-nos por que os tínhamos (os medos). Não foi por falta de auto-confiança?


REFLEXÃO DIÁRIA - 12 DE FEVEREIRO

A FONTE DE NOSSOS PROBLEMAS

Egoísmo, egocentrismo! Acreditamos que esta é a fonte de nossos problemas.


REFLEXÃO DIÁRIA - 13 DE FEVEREIRO

NÃO PODEMOS PENSAR EM SER SÓBRIOS À NOSSA MANEIRA

Para o homem ou mulher intelectualmente auto-suficiente, muitos AAs podem dizer: "Sim, éramos como você - inteligentes demais para o nosso próprio bem...
Secretamente, achávamos que poderíamos flutuar acima dos outros, somente com o poder da inteligência".

REFLEXÃO DIÁRIA - 14 DE FEVEREIRO

EXPECTATIVAS VERSUS EXIGÊNCIAS

Convença todas as pessoas do fato de que podem recuperar-se independentemente de qualquer outra pessoa. As únicas condições são: confiar em Deus e retificar seu passado.


REFLEXÃO DIÁRIA - 15 DE FEVEREIRO

TOMANDO MEDIDAS À RESPEITO

Estas promessas são extravagantes? Achamos que não. Estão sendo realizadas entre nós - às vezes rapidamente, outras devagar; mas sempre se realizarão se trabalharmos por elas.

REFLEXÃO DIÁRIA - 16 DE FEVEREIRO

COMPROMISSO

A compreensão é a chave que abre a porta dos princípios e atitudes certas, e a ação correta é a chave do bem viver.

REFLEXÃO DIÁRIA - 17 DE FEVEREIRO

O AMOR EM SEUS OLHOS

Alguns de nós se recusam a acreditar em Deus, outros não podem e ainda outros, embora acreditem na existência de Deus, de forma alguma confiam que Ele levará a cabo este milagre.


REFLEXÃO DIÁRIA - 18 DE FEVEREIRO

CADA UM SEGUE SEU PRÓPRIO CAMINHO

... nada nos restava a não ser apanhar o simples estojo de ferramentas espirituais deixado aos nossos pés.


REFLEXÃO DIÁRIA - 19 DE FEVEREIRO

EU NÃO SOU DIFERENTE

No princípio, passaram-se quatro anos antes que A.A. conseguisse levar à sobriedade permanente, ainda que de uma única mulher alcoólica. Do mesmo modo daqueles "que atingiram o fundo do poço", as mulheres diziam que eram diferentes; ...Aquele que caía na sarjeta dizia que era diferente... o mesmo diziam os artistas e os profissionais, os ricos e os pobres, os religiosos, os agnósticos, os índios e os esquimós, os veteranos e os prisioneiros... hoje todos esses e muitos outros conversam sobriamente a respeito do quanto todos nós, alcoólicos somos iguais, quando finalmente admitimos que as coisas vão mal.


REFLEXÃO DIÁRIA - 20 DE FEVEREIRO

A DÁDIVA DO RISO

A esta altura, seu padrinho de A.A. geralmente se põe a rir.

REFLEXÃO DIÁRIA - 21 DE FEVEREIRO

SOU PARTE DE UM TODO

De repente tornei-me uma parte - embora pequenina - de um cosmos...


REFLEXÃO DIÁRIA - 22 DE FEVEREIRO

DIREÇÃO

"... isso significa a crença num Criador que é todo poder, justiça e amor; um Deus que quer para mim um propósito, um significado e um destino para crescer, ainda... que aos poucos e com hesitação, em direção à Sua imagem e semelhança".

REFLEXÃO DIÁRIA - 23 DE FEVEREIRO

PARADOXOS MISTERIOSOS

"Tal é o paradoxo da regeneração em A.A.: a força nascendo da fraqueza e da derrota completa: a perda de uma vida antiga como condição para encontrar uma nova".


REFLEXÃO DIÁRIA - 24 DE FEVEREIRO

UM CORAÇÃO AGRADECIDO

Tento convencer-me de que um coração pleno e agradecido não pode abrigar nenhum orgulho. Quando repleto de gratidão, o coração por certo só pode dar amor, a mais bela emoção que jamais podemos sentir.


REFLEXÃO DIÁRIA - 25 DE FEVEREIRO

O DESAFIO DO FRACASSO

No sistema econômico de Deus, nada é desperdiçado. Através do fracasso, aprendemos uma lição de humildade que, por mais dolorosa que seja, é provavelmente necessária.


REFLEXÃO DIÁRIA - 26 DE FEVEREIRO

HISTÓRIA DE SUCESSO NÃO COMUM

A.A. não é uma história de sucesso no sentido comum da palavra. É a história do sofrimento transformado, pela graça de Deus, em progresso espiritual.

REFLEXÃO DIÁRIA - 27 DE FEVEREIRO

UMA ESTABILIDADE ÚNICA

De onde vem a direção de A.A.? ... Essas pessoas de mentalidade prática lêem a seguir a Segunda Tradição e ficam sabendo que a única autoridade em A.A. é um Deus amantíssimo, tal como se pode expressar na consciência de Grupo...
O velho mentor é aquele que vê a sabedoria das decisões do grupo, que não se ressente da diminuição do seu status, aquele cujo julgamento, revigorado por grande dose de experiência, é justo, e que consente de bom grado em ficar à margem e observar a evolução dos acontecimentos.


REFLEXÃO DIÁRIA - 28 DE FEVEREIRO

O QUÊ? NÃO TEM PRESIDENTE?

Ao saberem que nossa Sociedade não tem um presidente com autoridade para governá-la, nem um tesoureiro que possa executar eventuais dívidas... nossos amigos ficam boquiabertos e exclamam: "Não é possível... ".


REFLEXÃO DIÁRIA - 29 DE FEVEREIRO

VERDADEIRA TOLERÂNCIA

O único requisito para ser membro de A.A. é o desejo de parar de beber.





 

 

 

 

 

 



 

Veja mais...

 

MAPEAMENTO AARS - BRASIL

Acesse e fique por dentro das regiões

 

 

ATIVIDADES ÁREA 7
            No decorrer dos meses de janeiro a maio de 2015 diversos afazeres fizeram parte de nossa caminhada, foram Reuniões, Assembleias, Seminários, Ciclos, palestras, visitas, debates, mensagens levadas, entre outras atividades. Em contrapartida tivemos a grata satisfação de podermos contar com o apoio de companheiros e companheiras que, junto conosco, estão nesta caminhada em busca de nosso propósito primordial: “Levar a mensagem ao alcoólatra que ainda sofre.”

leia mais...

 

 

 

Veja mais...

 

Alcoólicos Anônimos Comitê de Area do Rio Grande do Sul :: Todos os direitos reservados
Desenvolvido por