1) O QUE É ALCOÓLICOS ANÔNIMOS ?
2) A POSIÇÃO DE A.A. NO CAMPO DO ALCOOLISMO ?
3) COMO O A.A. VÊ O ALCOOLISMO ?
4) O QUE SÃO OS GRUPOS DE A.A. ?
5) O QUE SÃO AS REUNIÕES DE A.A. ?
6) QUEM SÃO OS MEMBROS DE A.A. ?
7) ONDE VOCÊ PODE ENCONTRAR A.A. ?
8) O QUE É O ESG – Escritório de Serviços Gerais?
9) O QUE VOCÊ PODE ESPERAR DO A.A. ?
10) O QUE A.A. NÃO FAZ ?
11) O PORQUÊ DO ANONIMATO ?
12) COMO COMEÇOU O A.A. ?
13) RELACIONAMENTO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES ?
14) COMO O A.A. É FINANCIADO ?

15) COMO OS MEMBROS DE A.A. MANTÊM SUA SOBRIEDADE ?
16) QUALQUER UM PODE ASSISTIR A UMA REUNIÃO ABERTA DE A.A. ?

O QUE É ALCOÓLICOS ANÔNIMOS ?

 

Alcoólicos Anônimos é uma Irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperar do alcoolismo.
O único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há necessidade de pagar taxas ou mensalidades; somos auto-suficientes, graças às nossas próprias contribuições.
A.A. não está ligado a nenhuma seita ou religião, nenhum partido político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apóia nem combate quaisquer causas.
Nosso propósito primordial é manter-nos sóbrios e ajudar outros alcoólicos a alcançar a sobriedade.
Direitos autorais de The A.A. Grapevine, Inc.; reimpresso com permissão.

 

A POSIÇÃO DE A.A. NO CAMPO DO ALCOOLISMO ?


Alcoólic

os Anônimos é uma Irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a manter a sobriedade e que se oferecem para compartilhar livremente sua experiência na recuperação com outros que possam ter problemas com seu modo de beber.
A Irmandade funciona através de mais de 90.000 Grupos locais em mais de 151 países. Várias centenas de milhares de alcoólicos têm alcançado a sobriedade em A.A. , mas seus membros reconhecem que seu programa não é sempre eficaz com todos os alcoólicos e que alguns necessitam de aconselhamento e tratamento profissional.
A.A. preocupa-se unicamente com a recuperação pessoal e a contínua recuperação individual dos alcoólicos que procuram socorro na Irmandade. O movimento não se dedica à pesquisas sobre alcoolismo ou ao tratamento médico ou psiquiátrico, e não apóia quaisquer causas – embora os membros de A.A. possam participar como indivíduos.
O Movimento adotou a política de “cooperação mas não afiliação” com outras organizações que se dedicam ao problema do alcoolismo.
Alcoólicos Anônimos é auto-suficiente através de seus membros e Grupos, recusando contribuições de fontes externas. Os membros de A.A. preservam seu anonimato pessoal a nível de imprensa, filmes e outros meios de comunicação.

 

COMO O A.A. VÊ O ALCOOLISMO ?

O alcoolismo é, em nossa opinião, uma doença progressiva – espiritual e emocional (ou mental) tanto quanto física. Os alcoólicos que conhecemos parecem ter perdido o poder para controlar suas doses de bebidas alcoólicas.

Como Funciona A.A. ?

A.A. pode ser descrito como um método para tratamento de alcoolismo, no qual os membros ajudam-se mutuamente, compartilhando entre si uma enorme gama de experiências semelhantes em sofrimento e recuperação do alcoolismo.

 

O QUE SÃOS OS GRUPOS DE A.A. ?

A unidade básica em A.A. é o Grupo local (do bairro ou cidade) que é autônomo, salvo em assuntos que afetem outros Grupos de A.A. ou à Irmandade como um todo. Nenhum Grupo tem poder sobre seus membros.
Só nos Estados Unidos e Canadá, sem tem conhecimento de que mais de 1.000 Grupos funcionam em hospitais e cerca de 1.900 em instituições correcionais.
Os Grupos geralmente são democráticos, assistidos por “comitês de serviços” de curtos períodos de mandato. Desta maneira, nenhum Grupo de A.A. tem uma liderança permanente.

 

O QUE SÃO AS REUNIÕES DE A.A. ?

Cada Grupo realiza reuniões regulares, nas quais os membros relatam entre si suas experiências – geralmente em relação aos “DOZE PASSOS” sugeridos para a recuperação ,e às “DOZE TRADIÇÕES” sugeridas para as relações dentro da Irmandade e com a comunidade de fora.
Existem reuniões abertas para qualquer pessoa interessada, e reuniões fechadas somente para alcoólicos.

 

QUEM SÃO OS MEMBROS DE A.A. ?

Pessoas que acham que têm problemas com sua maneira de beber são bem-vindas para assistir qualquer reunião de A.A. . Elas tornam-se membros simplesmente ao decidir que querem sê-lo. Membros de A.A. são homens e mulheres provenientes de todos os níveis de vida, desde adolescentes até pessoas com 90 anos de idade, ou mais, de todas as raças, de todos os tipos de afiliações religiosas formais, e mesmo sem nenhuma.

 

ONDE VOCÊ PODE ENCONTRAR A.A. ?

Procure por “Alcoólicos Anônimos” na lista telefônica. Nas capitais e nas grandes cidades do Brasil, uma Central ou Intergrupal de Serviços de A.A. poderá responder suas perguntas ou colocar você em contato com membros de A.A. .
Se A.A. não constar na lista telefônica loca, escreva para o ESG- Escritório de Serviços Gerais, Caixa Postal 3180, CEP 01060-970, São Paulo/SP.


O QUE É O ESG – Escritório de Serviços Gerais?

Este escritório serve como centro nacional de informações. A literatura de A.A. do Brasil é publicada e distribuída pela JUNAAB. O ESG é a secretaria da JUNAAB – Junta de Serviços Gerais de A.A. do Brasil, composta por nove Custódios, sendo seis alcoólicos – membros de A.A. e três não alcoólicos – amigos de A.A. .
Nem a JUNAAB ou o ESG tem “autoridade” sobre os membros de A.A. ou Grupos. Ambos são responsáveis perante os Grupos e, anualmente, apresentam um relatório à Conferência de Serviços Gerais, que inclui Delegados selecionados pelos Grupos de A.A., dois em cada Área(Estado) do Brasil.

 

O QUE VOCÊ PODE ESPERAR DO A.A. ?

(1) Os membros de A.A. ajudam qualquer alcoólico que demonstre interesse em ficar sóbrio.
(2) Os membros de A.A. podem visitar o alcoólico que deseje ser ajudado – embora eles possam sentir que seja melhor para o alcoólico solicitar ajuda antes.
(3) Eles podem auxiliar a providenciar uma internação hospitalar. Os escritórios de serviços de A.A. freqüentemente sabem onde existem hospitais para tratamento de alcoolismo, embora A.A. não seja afiliado a qualquer estabelecimento hospitalar.
(4) Os membros de A.A. têm satisfação em compartilhar suas experiências com qualquer pessoa interessada, sejam em conversações ou em reuniões formais.

 

O QUE A.A. NÃO FAZ ?

(1) A.A. não recruta membros, ou tenta persuadir alguém a juntar-se ao A.A. .

(2) Não mantém registro de seus membros ou de suas histórias.

(3) Não se dedica e nem patrocina pesquisas.

(4) Não se liga a agências sociais, embora os membros de A.A. , Grupos e escritórios de serviço cooperem freqüentemente com elas.

(5) Não fiscaliza, nem tenta controlar seus membros.

(6) Não faz diagnósticos ou prognósticos médicos ou psicológicos.

(7) Não proporciona serviços de enfermagem ou desintoxicação, hospitalização, medicamentos ou qualquer tratamento médico ou psiquiátrico.

(8) Não oferece assistência religiosa.

(9) Não se dedica à educação ou propaganda a respeito do álcool.

(10) Não fornece abrigo, comida, roupas, empregos, dinheiro ou outros serviços de beneficiência ou assistência social.

(11) Não fornece orientação em questões domésticas ou vocacionais.

(12) Não aceita dinheiro em pagamento por seus serviços ou quaisquer contribuições de fontes de fora do A.A. .

(13) Não emite cartas de referência para juntas de livramento condicional, advogados, tribunais de justiça, agências sociais, empregadores, etc...
NOTA: Um membro de A.A. , individualmente, pode fazer algumas dessas coisas, de forma privada e pessoal, mas não como membro de A.A. . Muitos profissionais no campo de alcoolismo também são membros de A.A. . Seu trabalho profissional, porém, NÃO tem nada a ver com sua condição de membro de A.A. . Alcoólicos Anônimos, como tal, não pretende ter competência para realizar serviços profissionais como os relacionados acima.

(FONTE: Literatura de A.A. , folheto “ Alcoólicos Anônimos . em sua Comunidade”).


O PORQUÊ DO ANONIMATO ?

O anonimato é o alicerce espiritual de A.A. . Ele leva a Irmandade a governar-se, mantendo os princípios acima das personalidades. Somos uma sociedade nivelada. Nos empenhamos em tornar conhecido os nosso programa de recuperação, não os indivíduos que dele participarm. O anonimato a nível de mídica (rádio, TV, cinema e imprensa) significa segurança para A.A. como um todo, especialmente ao recém-chegado, garantindo que sua ligação com a A.A. não seja revelada.

 

COMO COMEÇOU O A.A. ?

A.A. começou em 1935 com um corretor da bolsa de valores de Nova York e um médico cirurgião de Ohio (ambos já falecidos) que haviam sido bêbados “desesperados”. Eles fundaram A.A. num esforço de ajudar outros que sofriam da doença do alcoolismo a se recuperarem. A.A. cresceu primeiramente com a formação de Grupos autônomos nos Estados Unidos e depois ao redor do mundo.

 

RELACIONAMENTO COM OUTRAS INSTITUIÇÕES ?

Alcoólicos Anônimos tem adotado a política de “cooperação sem afiliação” com outras organizações que se interessam pelo problema do alcoolismo. Não temos opinião formada sobre problemas externos á Irmandade e não aprovamos nem somos contra nenhuma causa.

 

COMO O A.A. É FINANCIADO ?

Ao longo dos anos, Alcoólicos Anônimos tem afirmado e fortalecido a Tradição de ser completamente auto-suficiente e de não solicitar nem aceitar contribuições de pessoas de fora. Dentro da Irmandade existe um limite para contribuições de membros individualmente, que corresponde a mil dólares ao ano.

 

COMO OS MEMBROS DE A.A. MANTÊM SUA SOBRIEDADE ?

O programa de A.A. é de total abstinência ao álcool. Os membros simplesmente evitam o primeiro gole, um dia de cada vez. A sobriedade é mantida através do compartilhar de experiências, forças e esperanças nas reuniões de Grupos e através dos Doze Passos sugeridos para a recuperação do alcoolismo.

 

QUALQUER UM PODE ASSISTIR A UMA REUNIÃO ABERTA DE A.A. ?

As reuniões de A.A. geralmente consistem das palavras de um coordenador, mais dois ou três oradores que compartilham suas experiências com relatos sobre suas histórias de alcoolismo e suas recuperações em A.A. . Algumas reuniões são realizadas com o propósito específico de informar ao público não-alcoólico a respeito de A.A. . Médicos, membros do clero e funcionários públicos em geral são convidados. Reuniões fechadas são unicamente para participação de alcoólicos.
FONTE: Literatura de A.A. – Folheto “A.A. um Relance”

Alcoólicos Anônimos Comitê de Area do Rio Grande do Sul :: Todos os direitos reservados
Desenvolvido por